Pensamentos de um filho educado em casa sobre os pais

Por: Davi Santos

          Família 2015Olá, meu nome é Davi e tenho 12 anos. Eu comecei a ser educado em casa esse ano, (2016) e quando soube que eu sairia da escola, realmente foi um tremendo choque para mim. Fiquei bastante confuso, pois passara a minha vida toda sendo ensinado na escola. Achava estranho, pois eu nunca consegui imaginar a minha casa como um ambiente de estudo. Porém, meus pais (César e Renata) me disseram para não me preocupar e confiar neles, pois tinham certeza que aquilo iria ser melhor para mim e para meus irmãos.

            Entrando na adolescência, vários têm dificuldade para confiar em seus pais e obedecê-los. Esta fase é bastante difícil para a maioria dos adolescentes, que acham que seus pais são chatos, irritantes e só sabem pegar no pé. Eu, sendo criado em uma família cristã reformada e sendo guiado pelas Escrituras, entendo que os pais são uma benção na minha vida e dos meus irmãos. Principalmente neste momento, quando meus pais são meus “professores” e passo a maior parte do tempo junto deles.

            Minha mãe é a minha principal educadora. Ela é fisioterapeuta, mestre em neurociências e tem várias pós-graduações. Até o ano passado era professora universitária, mas deixou tudo isso para ficar conosco. Minha família entende que o objetivo principal da vida de uma mulher casada e com filhos é ensiná-los a viver neste mundo tão difícil enquanto se tem tempo, pois a oportunidade passa bem rápido, e quando você abre seus olhos, os filhos já estão adultos e com a cabeça formada. Se você desperdiçar essa oportunidade de carinho e afeto, garanto que não terá outra.

            Escrevi este relato por experiência de vida própria. Tenho visto que vários adolescentes têm vergonha de falar de seus pais, principalmente quando estes estão ensinando as coisas certas e apropriadas a eles. Então, em vez de falar bem de seus pais, só falam pelas costas e desprezam o tempo em que passam juntos. Não percebem que seus pais são um modelo que os prepara para o futuro. Estes momentos tão preciosos não podem ser ignorados. Desfrutem o máximo de seus pais, pois eles são instrumentos do SENHOR na sua vida para te ensinar no caminho.

             Hoje, já tenho um outro ponto de vista em relação a educação domiciliar. Agora entendo que estou estudando não por obrigação, mas pelo prazer em aprender. Também, agradeço a Deus pelos meus pais, e percebo a dedicação deles neste novo tipo de aprendizado. No princípio eu estava nervoso, mas eu confiei em meus pais. Agora, desfruto de várias alegrias na companhia da minha família.

            “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. ” Pv 22: 6

17 comentários sobre “Pensamentos de um filho educado em casa sobre os pais

  1. Pingback: Pensamentos de um filho educado em casa sobre os pais | Educação em Família

  2. Vc e seus irmãos só tem a ganhar obedecendo seus pais. Tudo o que minha mãe por exemplo, me falava pra fazer ou não fazer, eu seguia o conselho. Dava e deu sempre certo. Eu obedeci, fui boa filha e hj, colho em minha vida os frutos da obediência ao Senhor Jesus através de meus pais. Um grande beijo e continue neste lindo Caminho, confie no Senhor Jesus e vc será sempre muito feliz!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Bastante edificador! Belas palavras e foram ainda enormemente bem colocadas. Parabéns pelo seu pensamento Davi. Sua mensagem me encorajou surpreendentemente e despertou-me a olhar sobre um novo ângulo esta questão. Obrigado. Admiro, com tamanha convicção, o papel dos pais nas nossas vidas, a partir deste instante. Um abraço!

    Curtir

Deixe um comentário