Temas em Ciências para Adolescentes

Resultado de imagem para paraolimpiadas

Por Renata Santos

Aqui em casa ciências é uma disciplina bem livre. Além dos experimentos, apresentações orais, deixo quase sempre livre os temas para o estudo. O motivo do quase sempre, é que existem alguns temas em que acabo me deparando em uma leitura ou outra, mas na verdade, quem são os grandes investigadores são os meninos.

Não canso de dizer que enquanto o livro didático está indo com o milho, nós já estamos voltando com o fubá pronto. Deixe-me exemplificar: hoje no almoço os meninos estavam comentando que assistiram um vídeo sobre o comportamento do corpo humano no espaço, especialmente as reações adversas no olho e ossos que a ausência da gravidade em longo período. Enquanto nos contavam, explicaram que no osso existiam as células que depositam a matriz óssea nova (e o meu marido logo complementa: osteoblastos) e na mesma toada Davi continua falando que existem células que absorvem a matriz óssea antiga (e César: osteoclastos). E é assim, o ensino vai se dando de uma maneira informal, na refeição, por exemplo. Na verdade, saber o que acontece nos ossos na ausência da gravidade, ou seja, compreender o processo é infinitamente mais interessante que o nome das células, que é o verniz final do aprendizado. Entendam: a nomenclatura é importante, mas nem de longe é o principal. Essa é essência do aprendizado em casa!

A ideia que eu gostaria de ressaltar é que enquanto os livros didáticos dedicam uma pequena parte à aplicação da ciência na atualidade, geralmente em seções do tipo “Ampliando o Conhecimento” que estão bem no finalzinho do texto base (quando o adolescente já está doido para finalizar o o para casa), o homeschooling permite que esses temas sejam os principais. Além disso, a contextualização do que ocorre de fato na ciência bem como a sua aplicação, desperta um interesse enorme nos adolescentes. Vocês já devem ter meouvido falar: quem está interessado na aquele arroz com feijão do livro didático enquanto se pode observar a estação espacial ao vivo e as experimentos dos astronautas ?

Aqui em casa ninguém que perder muito tempo em trivialidades tradicionais do ensino das ciências. Na verdade querem partir para o universo da mais alta tecnologia, sem paradas para infinidades de nomes sem sentidos e notas de roda pé.

Estou postando alguns dos temas que eles tem pesquisado, com algumas referências ao lado para que possam servir de inspiração para o estudo aí na sua casa:

Biomimética

Sons dos Planetas do Sistema Solar

Buraco Negro em 360º – Simulação

Nanomedicina

Clonagem

Próteses e Órteses

Espero que esse post seja mais um encorajador da saída da caixa. Prepare seus filhos para o um mundo real, dinâmico, altamente tecnológico, em que Deus atua por meio da graça comum, abençoando toda a humanidade!

Anúncios

Um comentário sobre “Temas em Ciências para Adolescentes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s