Atualizando o Status

“Porque, enfim, tudo passa;

Não sabe o Tempo ter firmeza em nada;

E a nossa vida escassa

Foge tão apressada.

Que quando se começa é acabada.”

Camões

Algum tempo já passou desde que fiz a última postagem, sobre Maternidade e Homeschooling. Muitas coisas aconteceram neste tempo, e organizando o blog para retomá-lo, percebi duas coisas: como meus filhos cresceram e como caminhamos na jornada do homeschooling!

De repente, passamos a ser uma espécie de família sênior (o tempo passa e os cabelos brancos não disfarçam) pois carregamos experiências na modalidade nesses últimos anos. Nossos filhos mais velhos estão com quase 17 anos, e o sentimento que temos é que estamos vendo a linha de chegada para a primeira parte do pelotão. Tenho muito para falar sobre este “quase”, vida de adolescente quase jovem, planos, e futuro. Certamente foi um dos vários motivos que me levaram a retomar o compartilhamento de nossas experiências.

Nossa filha do meio, Raquel, se transformou em uma moça de 14 anos. Já não é mais uma menina, e possui características interessantes que a faz pertencer ao grupo dos filhos autônomos do homeschooling: maravilhoso e desafiante. Espero escrever algumas reflexões que possam ajudar.

E finalmente temos o pelotão de fundo, nossa deliciosa rapa do tacho, que tem me permitido vivenciar o homeschooling desde o início! A maternidade aos 40 é diferente dos 20 ou dos 30 em vários sentidos, e talvez alguns textos sobre isso sejam interessantes também.

E quanto a mim, posso apenas dizer que olhando para trás, quando tomei a decisão de ser uma mãe homeschooler, achei que minha missão seria restrita apenas ao meu lar. Mas não foi o que aconteceu. Deus tinha planos grandiosos para o homeschooling no Brasil, e resolveu chamar uma mãe imperfeita (dentre outras mães e pais) para contribuir com o trabalho em educação para este país. E isto tem gerado histórias: engraçadas, difíceis, de estresse, alegrias e fé. Casa, homeschooling, trabalho, igreja, amigos, família. Como encaixar tudo para que funcione bem? O que errei e acertei nesse processo? Ah, realmente já tenho algumas coisas para contar, talvez uma meia biografia!

E finalmente nestes tempos loucos de COVID, em que jamais imaginaríamos uma transformação da cultura em muitos aspectos, não daria para ficar sem externar pensamentos em relação ao papel do homeschooling e a educação pós pandemia.

Das mídias repletas de imagens, vídeos, textos curtos e voláteis, o blog é o que mais me atrai. Talvez por ser um lugar sereno, sem muitas polêmicas, um lugar onde os leitor pacientemente se entrega a uma leitura que procura respostas, encorajamento, informação. Este é o meu perfil.

Porém, desta vez, não o farei sozinha, porque afinal, tenho um “staff” chamado filhos, os quais me ajudarão na alimentação dos posts. E um marido, que ama falar sobre a Palavra. Uma visão diversificada da nossa unidade. Vai ser muito bom (pelo menos para mim..rs)!

E antes que me esqueça, se você se comunicou comigo por meio do blog, estarei colocando os comentários em dia. Então, um pouquinho de paciência e chegaremos lá.

Portanto sejam bem-vindos novamente ao lar do homeschooling, onde passamos o nosso tempo Educando no Caminho! E não se esqueçam, a vida passa rapidamente. Aproveite a companhia de seus filhos!

Carinhosamente, Renata Santos

11 comentários sobre “Atualizando o Status

  1. Oi Renata! Acompanho seu blog há um tempo, esses dias mesmo entrei para ver como estavam as coisas. Que bom que você voltou. Será maravilhoso poder receber toda essa experiência, não pare, por favor! Um grande beijo.

    Curtir

  2. Encontrei vc na internet ainda quando estava grávida, achei maravilhosa a ideia de unir a fé cristã com a possibilidade de ensinar meu filho em casa, hoje ele tem 2 anos e meio e como tinha deixado seu blog salvo nos favoritos vim olhar se tinham “novidades” de pandemia.
    Fiquei muito empolgada de ver novos posts, mas já teve de maio falando que iria voltar…. quero mais 🙂
    Obrigada por compartilhar

    Curtir

Deixe um comentário