Eu não tenho tempo!?

Por: César Santos

Este Post está disponível em Áudio

Se você fizer a seguinTemo é dinheirote pergunta: quem deve educar as crianças? Verá que, para as pessoas de uma forma geral, este entendimento é totalmente confuso, pois tem sofrido uma significativa deturpação em consequência da visão absolutamente equivocada da estrutura familiar e das prerrogativas do Estado e da sociedade em geral.

O apóstolo Paulo, em sua carta a Igreja de Éfeso, dá uma exortação: “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor”(Ef 6.4). A responsabilidade primordial da educação das crianças é dos pais, não é da babá, da escola ou tão pouco da Igreja. Não é correto você delegar a outro, ainda que por meio de contratação ou vínculo empregatício, a responsabilidade de educar seus filhos.

Há uma justificativa imediata apresentada pela maioria dos pais: “mas eu não tenho tempo para ficar com meus filhos, eu tenho que trabalhar”. Devemos fazer algumas ponderações:

Você realmente tem que manter sua carga de trabalho por absoluta necessidade? Se o seu motivo para “ter pouco tempo com seus filhos” é realmente lhes prover a subsistência, se os recursos para arcar com os gastos essenciais como alimentação e saúde só serão obtidos com a manutenção de sua carga horária, então caberá a você aproveitar ao máximo o tempo em que estiverem juntos (viúvos, viúvas, pais solteiros e outros casos).

Porém, se sua família tem condições de se manter sem uma ausência longa dos pais, especialmente da mãe, se o ponto principal que te mantém ausente é satisfação pessoal, realização profissional, obtenção de reconhecimento, prestígio ou elementos não vitais como aquisição de bens, viagens,  medo do porvir ou insegurança (financeira), lembre-se: o seu tempo com seus pequenos (me refiro aos anos em que eles estarão com você até saírem de casa) é pouco, passageiro e muito precioso.

O casal deve se sentar e conversar, como já vimos (posts anteriores), deve traçar um planejamento e fazer um levantamento de quanto tempo efetivamente tem passado em família.

Lembre-se que este momento de acompanhamento em tempo integral de seus filhos é uma oportunidade fugaz. Já vimos que normalmente nossos filhos ficam conosco até a conclusão de seu ensino acadêmico que pode ser técnico ou universitário. Porém bem antes deste momento, por volta dos 16 anos, sua autonomia e desenvoltura associados a responsabilidade junto a sociedade, seus conceitos e valores fundamentais, normalmente já estão plenamente desenvolvidos. Lembro aos jovens casais que vocês ainda terão muitos anos pela frente e nesses dias ansiarão por ter mais tempo com os filhos, mas eles terão muitas atividades e responsabilidades que lhes tomarão tempo. Uma grande oportunidade terá passado.

Obviamente que nunca é tarde para se iniciar, mas devo reforçar a seguinte exortação: Organizem-se a fim de que durante os preciosos anos da infância de seus filhos a sua presença seja a mais constante possível. Lembre-se do paradigma ou conceito social que devemos quebrar “tempo é dinheiro”. Devemos ter coragem de crer na verdade declarada na Bíblia no livro de Provérbios que “melhor é o pouco, havendo o temor do SENHOR, do que grande tesouro onde há inquietação” (Pv 15.16). Estes poucos anos nos quais vocês vão abrir mão de maiores proventos financeiros ou acadêmicos terão um retorno de valor incalculável que é a formação de seus filhos.  Um abraço César Santos.

Publicidade

2 comentários sobre “Eu não tenho tempo!?

  1. E para quem não tempo ainda pode ouvir o texto! Amei! 🙂 O áudio e a exortação. O básico não é caro. “Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.” 1 Timóteo 6:7,8 Invistamos no que é eterno!!! Muito bom, tio César.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s