Sobre

SOBRE NÓS EM 2020

Nós somos a família Santos. Moramos em Belo Horizonte e somos cristãos reformados. César  é médico, presbítero na Igreja Presbiteriana Peregrinos e mestrando em teologia pela International Reformed Theological College. Renata é mamãe educadora em tempo integral, tem Pós Graduação em Educação e Mestrado em Neurociências.

Começamos o homeschooling em 2015, quando ainda tínhamos 3 filhos: Davi e Gabriel com 11 anos e Raquel com 9. Hoje, temos a pequena Ana, com 2 anos e meio que veio trazer muita alegria e risadas para nossa família!

Seguimos com a Educação Clássica Cristã e atualmente cursando o currículo do Classical Conversations Brasil, onde Renata desempenha a função de Diretora Acadêmica.

SOBRE NÓS EM 2015

IMG_5743 (2)
Foto de 2015

Nós somos a família Santos. Moramos em Belo Horizonte e somos cristãos reformados. César  é médico, presbítero na Igreja Presbiteriana da Pampulha e mestrando em teologia pela International Reformed Theological College. Renata é mamãe educadora em tempo integral, tem Pós Graduação em Educação e Mestrado em Neurociências. Temos 3 filhos maravilhosos com idades entre 10 e 12 anos. Iniciamos a educação domiciliar nesse ano, depois de muito tempo estudando, orando e consultando amigos e irmãos que já estão nessa jornada há mais tempo que nós.  Nosso aprendizado (digo nosso, pois toda a família aprende) transita pelas diversas áreas do conhecimento: estudamos o português e a matemática, a história e geografia, as ciências (química, física, biologia, astronomia), mas também nos aplicamos a outras línguas como o inglês, o latim e o grego. Estamos desenvolvendo o estudo da lógica: matemática e tradicional.  As crianças praticam esportes como o taekwondo e ballet, desenvolvem habilidades manuais como pintura, desenho, costura, crochê, culinária, ferramentas e por aí vai. Estudamos todos os dias a Bíblia, de modo individual e em família. Todo o nosso conhecimento está submetido à cosmovisão bíblica, ou seja, procuramos enxergar o conhecimento, o mundo e seus acontecimentos, a sociedade e a política, da maneira que Deus deseja. Soli Deo Gloria.

34 comentários sobre “Sobre

  1. Pingback: Educação Domiciliar – Ensinando no Caminho – Educação Domiciliar

  2. Hola , me interessa saber sobre o curriculum a ser aplicado. Tenho dois filhos, 12 e 14 anos que vivem na argentina . A menina começou a frequentar a escola local a pedido dela mesma na quarta serie, é otima aluna e está adaptada.
    O menino de 14 nunca frequentou a escola, é uma criança normal que se interessa muito por diversas áreas, incluindo construção , invenção e engenhocas de todo tipo. Porem não gosta muito de nenhum tipo de disciplina educativa, não gosta de professores e estuda matematica e leitura muito a contra gosto.
    Estamos voltando para o Brasil e gostaria de saber e conhecer as pessoas que estão no mesmo caminho.
    Tambem digo que não sou didatica e nem tenho vocação para dar aulas o que dificulta o ensino.
    Gostaria de saber quais materiais devo seguir.
    Grata

    Curtido por 1 pessoa

    • Prezada Flaviah, pelo que eu entendi você pratica educação domiciliar desde que são pequenos, é isso? Nesses anos praticou alguma abordagem específica? Aqui no Brasil, a educação domiciliar ainda está nos seus primeiros passos. Isso significa que não temos nada pronto, o que não deixa de ser uma característica da educação domiciliar, já que cada família escolhe o que acredita ser o melhor para seus filhos. Porém vejo uma preocupação sua com a matemática e a língua , disciplinas que são indispensáveis para a formação deles, pois são o meio para a aquisição das demais áreas do conhecimento. Penso que como tem 14 anos, deva começar a insistir um pouco mais nessas disciplinas. Nós adotamos a Educação Clássica, porém não sei se seria a mais indicada para a sua família. Vejo um grande potencial criativo nele, talvez deva trabalhar o conteúdo por temas (Unit Studies). O que acha? Um abraço, Renata

      Curtir

  3. Boa tarde!!
    Tenho um filho de 1 ano e meio e somos cristãos reformados, ando pesquisando bastante sobre o assunto, qual a base legal para conseguirmos aplicar tal método? Temos que entrar com ação na justiça? Por onde eu deveria começar? Grata!

    Curtido por 1 pessoa

    • Olá Camila, que bom que está considerando essa possibilidade! Como a Educação Domiciliar não é regulamentada ainda (veja bem, ela não é proibida de acordo com Constituição, e as leis menores reduzem a educação à escolarização e a frequência obrigatória…o que gera uma dissonância legal), não há sentido nenhuma em se pedir autorização por um direito que pertence a família. Portanto, apenas comece. Como sua filhinha tem apenas 1 ano, e a escolaridade obrigatória ainda é 4 anos, penso que quando chegar a sua hora, já estaremos com a Educação Domiciliar regulamentada. Mas essa resposta é bastante simplista, e sugiro que estude e veja alguns videos no you tube do Dr. Alexandre Magno para maiores esclarecimentos. Na página inicial do Blog existe uma lista de sites que poderão te ajudar no estudo. Um deles é o Blog Nossa Herança. Dê uma olhadinha lá. Vc já participa da comunidade da EDUCAR (Educação Domiciliar Reformada)? Está também nessa listagem da página inicial. Um abraço!

      Curtir

  4. Oi Renata… queria tanto ter contato com voce, fazer mais perguntas e de repente conversar! Tenho tantas duvidas, e esse mundo da educacao classica crista eh todo novo para mim. “Como vou dar aos meus filhos algo que eu nao recebi?” Sera que consigo ter acesso ao seu email para nos comunicarmos? Obrigada pelo blog! Que bencao!!

    Curtir

  5. Oi Renata e Cesar ! Nossas famílias tem muitas coisas em comum como profissões , religião e também moramos em Belo Horizonte. Tenho estudado sobre educação clássica. O colégio em que nossos filhos estudam tem uma metodologia que não é tão distante da educação clássica, pelo que tenho estudado. Gostaria muito de fazer uma adaptação através de uma orientação domestica mais aprofundada e com metodologia . Já estou iniciando a leitura de livros da Sussan Bauer . Estou em um dilema ! Acredito na metodologia da escola ,mas acho que posso complementar esta formação em domicilio, principalmente necessito de ajuda com a cosmovisão bíblica que não é ensinada na escola que se declara laica . Por tudo que estudo e leio não me decepciono com a escola, pelo contrario ,mas tenho o desejo de contribuir com a formações dos meus filho em família. Obrigados por todas as orientação em vídeo e do seu blog até o momento mas também gostaria muito de conversar com vocês . Poderíamos ter seu e-mail.

    Curtir

    • Oi Lúcio, é prazer falar com você. Que interessante termos tantas coisas em comum, chega até ser engraçado…uma versão semelhante de nós mesmos…rs. Claro, vamos nos falar sim. Enviarei um e-mail para você. Um abraço, Renata

      Curtir

  6. Pingback: Filosofia educacional subjacente às metodologias adotadas na ED (1) – Nossa Herança

  7. Olá Renata !!!
    Cheguei aqui, depois de assistir um vídeo seu no youtube (muito bom, diga-se de passagem!!)
    Estou estudando e colhendo material para começar a educação domiciliar com meus filhos de 8 e 9 anos, no ano que vem (2017).
    Gostaria de saber como procedeu ao retirar seus filhos da escola para iniciar a educação domiciliar. Você os matriculou ou não na escola?

    Curtir

    • Oi Zuleima, eu matriculei as crianças normalmente para o ano seguinte e pedi transferência no final de dezembro. Falei à escola que procurava uma educação que se alinhasse mais com os nossos valores religiosos, e que estava optando por uma metodologia clássica cristã de educação. Se você quiser evitar muita conversa, peça seu marido para pedir a transferência. Geralmente os homens são bem mais lacônicos! Então a escola lhe dará a carta de transferência.Depois de alguns dias, a escola agenda a entrega do histórico. Coragem! essa fase é bem estressante, mas passa. Um abraço.

      Curtir

  8. Olá, Renata. Vocês estão envolvidos naquele trabalho do SIMEDUC 2016, não é? Fiquei sabendo a respeito neste fim de semana. Fui tentar adquirir o Passaporte Platinum e não consegui. A página do Hotmart diz que este produto está temporariamente indisponível. Você poderia me falar alguma coisa a respeito ou dizer quem é o reponsável direto por essas vendas? Obrigado.

    Curtir

    • Oi Diego, realmente encerramos essa primeira turma do Curso de Educação Clássica no final de outubro. Mas a boa notícia é que estaremos abrindo uma nova turma ano que vem. Como a procura está sendo grande, faremos uma lista de interessados e postaremos o seu link lá na página do Simeduc. Também darei um aviso qui no blog para todos saberem! Um abraço.

      Curtir

  9. Oi Renata. Meu nome é Melissa e fiquei extremamente tocada por um artigo seu que li no UOL. Tb sou cristã (será que vc era da 1a presbiteriana daqui de BH? Tenho a impressão de que conheço vc e seu marido) e tenho namorado o homescholling ja ha algum tempo. Tenho dois filhos, um de 4 e uma de 2 anos. Estamos num processo de decisão e queria saber mais sobre o projeto de vcs. Se for possível, gostaria muito que entrasse em contato por e-mail pra podermos conversar melhor. Ficarei muito grata. Att, Melissa

    Curtir

  10. Olá Renata…! Há duas semanas (pois é, pouco tempo), conheci uma pessoa que pratica a educação domiciliar com os dois filhos, quando ela me disse fiquei em um misto de horror e admiração. Depois de conhecê-la dediquei essas duas semanas para pesquisar sobre o assunto afinal tenho um filho de 5 anos e uma filha de 2 e me preocupo muito com a educação deles. Me apaixonei! Fiquei tão encantada que passei tudo para o meu esposo e decidimos ano que vem tirar o JG da escola e começar a educá-lo em casa. Já estou convencida, porém ainda tenho muitas dúvidas sobre o método de ensino. O que trabalhar, como trabalhar, qual material usar, o que abordar….etc, etc, etc….
    Tem como me passar seu e-mail, whatsapp… algo para que possamos manter contato???
    (PS: Amei aquela entrevista que você e seu esposo deram para seu cunhado. Eu mando pra todo mundo que se interessa….rsrsrs…. ficou muito bem clara!!)…. Deus abençoe pela vida de vocês ♥

    Curtir

    • Oi Fernanda, estou morrendo de rir aqui com seu comentário!Imaginei a sua cara direitinho, pois é a expressão que encontro todos os dias quando contamos que fazemos homeschool!! Vou entrar em contato por e-mail para te dar algumas orientações, ok? Um abraço.

      Curtir

  11. Boa tarde Renata! Só de ler sobre homeschooking, me dá um frio na barriga com o desejo de iniciá-la com meu filho de 8 anos. Na verdade, vou retomá-la, pois meu filho fez toda a educação infantil comigo. Eu o ensinei a ler e escrever. Sou de uma igreja reformada e sempre acreditei que a educação domiciliar é genuinamente cristã. Como achava que não poderia fazer o fundamental menor em casa, eu e meu marido decidimos matricular nosso filho na escola onde ensinamos. No entanto depois de buscarmos orientação de Deus, cremos que a educação em casa ainda é melhor. Gostaria de saber como montar uma rotina diária de estudo. Estou ansiosa, no bom sentido da palavra…rsrs. Se você puder entar em contato comigo através do meu email eu agradeceria muito. Abraços.

    Curtir

  12. Olá Renata…que útil suas postagens…parabéns!!!! Como começa isso? você pega o curriculo escolar padrão e ensina em casa ou ensina as disciplinas da Educação Clássica? tenho filhos no terceiro e primeiro ano do ensino fundamental. Gostaria de iniciar uma rotina a principio no contra turno escolar, principalmente focada em idiomas, historia e educação cristã….não sei por onde começar…rs…

    Curtir

    • Olá Eliane,
      que bom que se interessou pela educação clássica cristã! Olha vc pode começar lendo alguns artigos no http://www.educacao-diomiciliar.com.br, em livros como Ensinado o Trivium da Editora Monergismo, em cursos como o do Simeduc ( sou coordenadora) em http://www.simeduc.com.br/passaportes/ (inscrições limitadas), videos no you tube (Canal Renata Costa de Miranda Santos e outros). Veja bem, ainda não há nada pronto no Brasil, então os pais devem entender a filosofia educacional por trás da metodologia para poder aplicá-la. E quanto se alinhar ou não as diretrizes do MEc, fica a critério dos pais, pois homeschooling dá essa maravilhosa liberdade!

      Curtir

  13. Olá amigos. Muito obrigado pelo site. É uma fonte preciosa de conhecimento do assunto. Estou no dilema que certamente vcs tiveram. Estamos na semana de rematrícula da escola deles. Mas no caso de optarmos pelo homescholling, como compatibilizar o conteúdo a ensiná-los se têm 7, 8 e 12 anos? Vcs conhecem algum serviço de apoio a ser contratado para facilitar as coisas?
    Muito obrigado e o senhor abençoe!

    Curtir

    • Olá Nivaldo, que Deus o abençoe nessa decisão!! Se vc quiser uma consultoria procure por Gláucia Mizuki no facebook, ou por Tutoria Clássica. Ambas são irmãs em Cristo e poderão elaborar para você um plano para o homeschooling de seus filhos. Um grande abraço, Renata Santos.

      Curtir

  14. Bom dia, meu nome é Mariano, eu quero saber como é que a educação domiciliar valida-se no mundo.
    Existe algúm tipo de organismo ou teste regular que avalie elas? Como funciona isso?

    Curtir

    • Oi Mariano, a regulamentação da Educação Domiciliar está acontecendo atualmente em diversas frentes no Brasil, tanto no legislativo como no judiciário, por meio de muito labor. Atualmente existe um sobrestamento do STF que está garantindo a liberdade das famílias até a decisão final do julgamento. Para obter a certificação do Ensino Fundamental e Médio, basta realizar a prova do ENCEJA, realizada todos os anos, no segundo semestre. Daí estarão aptos para prestar o ENEM. Um abraço, Renata Santos.

      Curtir

  15. Olá. Renata. Conheci você através da entrevista que deram. E lendo no blog família de trigo cheguei até seu vídeo sobre História na Edu clássica. Como ele me ajudou!!! Grata demais por sua ajuda! Eu tenho 5 filhos ( hoje, 4 em idade “escolar”), moro em Rondônia, os tirei da escola há 2 anos, mesmo sem saber sobre homeschooll! Tendo em vista o mal que a escola estava causando a eles, eu e meu marido tomamos a decisão sem saber deste universo, confiantes no Senhor e em sua Divina Providência!! Então, estamos nos preparando para o grande dia do nosso começo deta rotina… E por este tempo as crianças fazem música, lêem, brincam, temos nosso dia voltado à prática da oração, trabalhando as virtudes, ajuda doméstica para mamãe e familia… Enfim, recuperando o que a escola quase nos tirou, porque estávamos sufocados e nos perdendo sem perceber, a graça de Deus nos fez enxergar uma vida em família que sem Ele e essa união, não descobriríamos.
    Mas, preciso de sua ajuda para dúvidas que surgiram durante o seu video, então se por caridade puder nos ajudar. Grata desde já!
    Escolhemos o método clássico por várias razões, inclusive por poder agrupar as crianças com as idades próximas. Eles estão como um quadro em branco, para introduzi-los nas aulas de história começo pelo roteiro da Susan Bauer? E a parte bíblica posso começar em paralelo com o da história ? Já temos prática de leitura em voz alta e a parte bíblica desde a criação, mas não fizemos a linha do tempo nem passei atividades, então podemos retomar esta leitura com estas práticas para agora ser parte dos nosso estudos?
    Agradeço de coração. Até mais!

    Curtir

  16. Parabéns pelo site. Ótimos conteúdos! Adorei o relato do seu filho sobre socialização.
    Mesmo antes da minha filha nascer, sempre acreditei na proposta da educação domiciliar. Após o nascimento dela, venho pesquisando sobre o assunto e o meu desejo por iniciar essa método só aumenta.
    Nas minhas pesquisas, não identifiquei relatos de famílias que possuem somente 1 filho e relatos de familias que ambos os pais trabalham, mas conseguem realizar a educação domiciliar. Não sei se é possível, mas ainda não posso sair do meu trabalho e como minha filha tem 2 anos e 3 meses gostaria de conciliar o trabalho e a educação dela até que eu possa sair do trabalho.
    Vi alguns relatos de famílias que dividem a educação com outros membros da família e realizam aulas em conjunto com outras famílias.
    Você poderia indicar locais onde posso encontrar informações desse tipo?
    Também sou de BH!
    Um abraço e muitas bênçãos para vcs

    Curtir

    • Olá Carolina, obrigada por acompanhar o blog! Sim, existem várias famílias que possuem apenas 1 filho praticando ED, e sim, há mães que trabalham meio período fora de casa e ainda fazem o homeschooling! Como sua filha ainda é bem pequena, há a possibilidade de vcs irem se organizando para que o HS seja o mais adequado possível para a realidade de sua família!! Quanto ao grupo de BH, temos alguns grupos. Me peça adição no face, que te colocarei em contato com esses grupos. (https://www.facebook.com/profile.php?id=100003791829604). Um abraço!

      Curtir

  17. Olá RENATA E CÉSAR, bom dia.

    Deus abençoe essa decisão de vocês e desejo que seus filhos sejam muito bem sucedidos com esse método.
    Eu e minha esposa, por ambos trabalharmos, não temos condições (tempo para ficar com ele em casa, energia física, conhecimentos profundos, etc) para tirar nosso filho (5 anos de idade atualmente) da escola (que, aliás, é particular) e ensiná-lo só em casa, pois, além das condições que mencionei que não temos, ele é muito agitado e necessita de coleguinhas para brincar, visto ser, até o momento, nosso filho único e não ter vizinhos da mesma idade para brincar e ele se socializar.
    O que faço em casa com ele para ajudar no bom desenvolvimento escolar é adiantar certos assuntos que ele irá ver no ano seguinte como forma de ele assimilar mais facilmente o que irá ainda aprender na programação da grade escolar. Mas também não posso aprofundar demais e ensinar tudo a ponto de ele futuramente achar a aula da professora da escola monótona por já saber demais e acabar ficando disperso, divagando, devaneando e talvez poder até ficar atrapalhando outros colegas que ainda não aprenderam os tais assuntos. Mas também não o forço a continuar quando ele diz que já não quer mais aprender ou treinar os assuntos que estou ensinando a ele como escrever as letras cursivas, operações bem simples da adição e subtração usando os dedos ou com objetos, etc, para que ele não pegue trauma nem aversão aos estudos. Ele tem gostado muito e dizem as professoras que na escola ele é bem carinhoso com os colegas e esperto e atento e ao que parece ele não atrapalha os coleguinhas por já saber os assuntos e parece que até os ajuda quando eles tem dificuldade em realizar alguma tarefa..
    Talvez um dia nós também venhamos a fazer esse método de ensino totalmente domiciliar “homeschooling” que vocês adotaram mas por enquanto não temos condições nem de tentar.
    Mas parabéns pela coragem e esforço de vocês nessa empreitada e desejo que dê tudo certo.

    Curtir

  18. Bom dia! Moro em Belo Horizonte e tenho praticado o ensino domiciliar com meu filho de 3 anos e 5 meses. Gostaria de saber, como faço pra ter acesso aos materiais da educação clássica. Como é feito esse processo pra participação das comunidades. Desde já agradeço.

    Curtir

Deixe um comentário