Trabalhando religiões no homeschooling

archer-2345211_1920Por Renata Santos

Uma das críticas dos contrários ao homeschooling é afirmar que os filhos educados em casa acabam sendo criados sob uma única perspectiva religiosa, não vivenciando a tão amada  diversidade (eita palavrinha da moda) em vários aspectos, inclusive o religioso. Bom, desta feita, no dia de hoje gostaria de relatar o que temos trabalhado nas últimas 2 semanas, para desmistificar o que muitas vezes paira pela mente das pessoas de uma maneira geral.

Há bastante tempo meus filhos vem se interessado pela origem das diversas religiões. Como estudamos a história de uma forma profunda, essas observações foram surgindo naturalmente ao estudar os costumes dos povos da Antiguidade e a caminhada da igreja cristã ao longo dos séculos. Essas questões passaram de simples observações quando eram menores, até curiosidade e questionamentos quando entraram na adolescência. Portanto, a Fase da Dialética se apresenta na vida dos adolescente de uma maneira muito natural, e a busca pela compreensão dos fatos se torna base para muita conversa. Se você acha que seu filho pequenino pergunta muitos porquês, espere para quando chegar à adolescência munidos de um conhecimento robusto… é fantástico!

Concomitantemente, há vários anos temos estudado uma disciplina chamada Apologética, que nada mais é que a defesa da fé por meio de bons argumentos. Iniciamos o homeschooling com as Falácias do Humanismo rebatendo-as com cosmovisão cristã, e após demos continuidade ao estudo com as grandes religiões mundiais, sob a ótica cristã.

Nesse exato momento, começamos o estudo sobre o Islamismo. (Amo colocar os verbos na terceira pessoa do plural, pois tenho aprendido muito!). Devido aos acontecimentos das últimas décadas, atentados, guerras, grupos terroristas, e etc, houve um despertamento para compreender a origem de tudo isso e seus desdobramentos para com a  história e para com a fé cristã.

Iniciamos então as lições do Mistery of Histrory que tratam sobre a vida de Maomé, seus escritos e ensinamentos. Esse livro possui uma visão cristã dos eventos, e de uma maneira bastante sábia, aborda da dispersão do Islamismo no princípio da Idade Média.

Associado ao livro, conforme disse acima, temos estudado o livro Uma Introdução Cristã às Religiões Mundiais, de Johannes G. Vos. O livro consiste em texto base e perguntas para a interpretação do mesmo. Além de discutir as principais religiões (Hinduísmo, Budismo, Confucionismo, Xintoísmo, Islã, Judaísmo), o autor aborda questões filosóficas como a religião ser um fato na vida humana, a origem da religião e etc.

Vários são os recursos que estamos utilizando: temos assistido alguns filmes que falam sobre a vida de Maomé, seus ensinamentos, e sobre os islamismo. Alguns depoimentos dos adeptos do Islã, e temos conferido algumas passagens do Corão. Ao final, sempre discutimos questões importantes, comparando a nossa fé com a fé dos muçulmanos.

Uma atividade excelente, que abarcou diversos conteúdos foi a análise desse vídeo do You Tube Dispersão das religiões no mundo através dos tempos. Foi muito bom verificar que as informações estudadas anteriormente fizeram sentido: países, impérios, personagens, religião, filosofia, tudo esteve presente na análise.

Para complementar essa fase de estudos, escolhi uma biografia interessante chamada o Filho do Hamas, uma história de um terrorista que se converteu ao cristianismo, e sua perspectiva sobre a sua criação, família, religião e política.

Gostaria de ressalvar que esse processo acontece desde muito cedo, quando inculcamos no coração das crianças a Palavra de Deus, para que mais tarde aprendam a manejá-la com eficiência e a usá-la como “a vara de medida” para comparar as demais coisas.  A informação gera questionamentos saudáveis e fortalecimento da fé quando trabalhados cuidadosamente aos pés da cruz. Sou grata a Deus por conseguir ver tudo isso acontecendo na vida de meus rapazes, rogando que todo esse conhecimento possa ser utilizado para a glória do Senhor.

” Como flecha nas mãos do guerreiro assim são os filhos de sua mocidade.” Sl 127:4.

 

 

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Trabalhando religiões no homeschooling

  1. Ótimo texto Renata. Aqui também estudando História antiga acabamos vendo o assunto religião e de forma tranquila e com um olhar cristão ponderamos muitas coisas. Vemos que muitos pensamentos que essas religiões trazem são até admiráveis, porém sabemos que o único mediador entre Deus e o homem é Cristo, que Ele é a Verdade e somente por meio Dele temos nossa salvação. É o que cremos!

    Curtir

  2. QUE LINDO SABER QUE ESTA É A VERDADEIRA EDUCAÇÃO QUE TODAS AS CRIANÇAS DEVERIAM TER…..AMO FAZER PARTE DESTE GRUPO HS.
    OBRIGADA PELOS SEUS POSTS, APRENDENDO A CADA DIA COM TODOS VOCÊS.DEUS CONTINUE ABENÇOANDO NOSSAS VIDAS.ABS

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s