Ser pioneiro…ônus e bônus

Imagem relacionada

Por Renata Santos

Com muita frequência me sinto como uma tropeira: me vejo de facão na mão, abrindo passagem no meio da mata fechada, conduzindo um monte de gente, carregando suprimentos e administrando a logística da empreitada.

Muitas vezes me vejo coberta de suor, extenuada pela caminhada dura, preocupada com as intempéries, mas sempre perseverante de que o ponto de apoio está próximo e com ele o descanso merecido.

São tantas responsabilidades, que se fossem colocadas e pontuadas em meu caderno de anotações, certamente faltariam folhas. Então, as guardo em minha mente, relembrando-as repetidamente enquanto caminho.

Reconheço que ser uma tropeira tem suas vantagens como conhecer lugares lindos, que muitas vezes extrapolam qualquer pensamento do pessoal da cidade. Entender como as coisas realmente funcionam, e entre erros e acertos, tentativas acertadas e frustadas, adquirir experiência.

Sem dúvida nenhuma, é a própria lida das viagens é que traz a experiência: saber dá um nó correto para que não se desfaça, saber prever o tempo para não se arriscar desnecessariamente, saber qual equipamento levar e o que deve ser deixado, compreender os limites de seus companheiros de jornada. Tudo isso traz conhecimento, responsabilidade e segurança para sua tropa.

Ser tropeira também tem as suas desvantagens: trilhar caminhos desconhecidos podem levar a grandes percursos, maiores do que esperados. Há sempre a possibilidade de alguém se machucar ou ficar para trás, devido as dificuldades, fazendo com que o tropeiro se preocupe.

Existem murmurações, comparações, depreciações…mas uma boa tropeira escuta tudo e retem o que é bom, para sempre estar se aprimorando. É fácil dizer que o produto atrasou a sua entrega quando se está apenas esperando. Quem está viajando sabe a dificuldade que é manter os produtos  transportados intactos, guardados incólumes para que sejam apreciados em seu destino final.

Mas a verdade, mais verdadeira de todas é que a vida de tropeira é muito boa. Muito trabalho, muitas oportunidades, muitos relacionamentos, muito afeto, muito conhecimento, muito aprendizado. É estar em lugares que muita gente nunca foi e nunca irá. E sempre poder voltar, levando outras pessoas, entregando preciosidades para gente desconhecida, mas que aguarda confiante de que um dia irá aparecer.

Ah, esse homeschooling…

Publicidade

4 comentários sobre “Ser pioneiro…ônus e bônus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s