Educação Domiciliar, homeschooling?!?!?!?!

 

20160318_121504

Acompanhe este bate papo com perguntas e respostas acerca da Educação Domiciliar, aproveite.

Publicidade

11 comentários sobre “Educação Domiciliar, homeschooling?!?!?!?!

  1. Olá Renata e César, Gostei muito do bate papo de vocês na Rede Super. Parabéns viu , estamos sendo bem representados.  Renata da próxima vez estarei mais empolgada e poderei contribuir com você viu querida?!! Abraços pra vocês e para as crianças ( que já não são tãaaao crianças assim né rsrsrs) Ahhh e o livro da Raquel continua?

    Curtir

    • Ei Aida querida,que bom que gostou da entrevista. Da próxima esperamos a sua contribuição! Vou me organizar agora nas férias para colocar o capítulo 2 e 3 do livro dela. Raquel já me cobrou, mas a correria está grande no final do ano, muitas famílias optando pela Educação Domiciliar! Bjs

      Curtir

  2. O QUE APRESENTAREI AQUI NÃO É UM COMENTÁRIO, MAS SIM UMA SOLICITAÇÃO DE CONTATO. SOU ENGENHEIRO CIVIL. NOS ÚLTIMOS VINTE ANOS ME DEDIQUEI À ÁREA DO ENSINO, TENDO DADO AULA NAS FACULDADES DE ENGENHARIA, ADMINISTRAÇÃO E MATEMÁTICA. TIVE O PRIVILÉGIO DE TER ADQUIRIDO UMA AMPLA VISÃO DE MATEMÁTICA, POIS AO MESMO TEMPO EM QUE DAVA AULA PARA UNIVERSITÁRIOS, DAVA AULA EM CURSINHOS DE MATEMÁTICA BÁSICA PROMOVIDOS POR ENTIDADES FILANTRÓPICAS. TENHO MUITA EXPERIÊNCIA A PASSAR GRATUITAMENTE. AGUARDO CONTATO.

    Curtir

    • Oi João, tudo bem? Que bom que está disposto a contribuir. Muitas famílias precisam realmente de ajuda. Existem muitos pais com baixa escolaridade que desejam fazer a educação domiciliar e se preocupam com o desempenho pessoal. Vc deseja saber mais sobre o cadastro de professores que mencionei no vídeo? Posso te colocar em contato com a família que está organizando. Porém também te incentivo a montar um projeto nessa linha de assitência em matemática. Quanto mais frentes de trabalho, melhor! Um abraço, Renata

      Curtir

  3. Olá! Sou professora e adorei descobrir este blog. É complicado falar de homeschooling no Brasil. Há a tendência de transpor o sucesso ou fracasso da educação de uma criança na escola, e vejo que os cursos de pedagogia não preparam os jovens professores para lidar com o homeschooling e incentiva-lo. Parabenizo vcs pela iniciativa e convido a visitar o meu blog. Forte abraço. https://educadorcriativo.wordpress.com/2017/01/06/autodidatismo-por-que-devemos-levar-mais-a-serio/

    Curtir

    • Obrigada Melissa pelo comentário tão válido e importante. A informação é uma arma preciosa para que possamos transpor algumas barreiras que nos impedem de crescer. Estar aberto para escutar e refletir é um passo importante para a educação do indivíduo, desde a criança até o adulto. Estamos contando cada vez mais com professores capacitados que estão ousando pensar diferente e enxergar que há também outras possibilidades de se educar uma pessoa. Digo pessoa, pois no homeschooling, toda a família se beneficia do conhecimento e da formação moral. Obrigada por nos apoiar e com certeza estaremos dando uma olhada lá no seu blog! Um grande abraço, Renata Santos.

      Curtir

  4. Olá Renata e César, achei muito interessante a proposta do homeschooling. Eu sou estudante de Licenciatura em Matemática e sempre procuro projetos que visam autonomia no ensino, contra uma estrutura engessada da instituição escolar.
    Gostaria de saber como é o desenvolvimento mais instrutivo (ainda mais em matemática) com seus filhos (e ainda mais quando for para tópicos do ensino secundário). Pois, estou com planos do meu Trabalho de Conclusão de Cursos ser sobre autodidatismo (e estou com um site onde tento aliar o autodidatismo com a matemática, caso se interessem). Vocês estimulam ou pretendem estimular esse impulso autônomo do filho de vocês procurar algo a se interessar e aprender por conta própria?

    Curtir

    • Oi Mauro, obrigada por nos escrever! Fico feliz por observar um movimento, mesmo que de forma individual e não institucional, em prol de ações didáticas mais livres e reais. Existem muitos professores auxiliando o homeschooling, e vejo um despertamento especial em algumas disciplinas específicas, sendo a matemática uma delas. Aqui em casa, promovemos e estimulamos o autodidatismo sim. Na verdade, nossa metodologia de ensino tem como premissa o ensinar a pensar criticamente. Dado esse passo, a criança mais velha e o adolescente conseguem desbravar e enfrentar os desafios em todas as disciplinas. Veja bem, para que eles consigam aprender matemática de forma mais autônoma, trabalho várias habilidades cognitivas para que possam alcançar esse processo: trabalhamos a lógica formal, o estudo latim, exercícios desafios, brinquedos e jogos que trabalham geometria espacial e aritmética.Os meus filhos mais velhos estão no ensino fundamental II ( estão indo para o que seria o 8º ano) , e já conseguem tranquilamente ler um texto teórico com explicações de um conteúdo matemático e compreendê-lo, e resolver os exercícios. As dúvidas sempre são discutidas. O conteúdo pode ser complementado com aulas da internet, mas isso ainda não ocorre com frequência. E finalmente, mas não menos importante, temos uma professora de matemática (que forma outros professores de matemática…rs), nos acompanhando, avaliando, aparando arestas, me ensinando a abordar adequadamente conteúdos chaves e trazendo o interessante, o lúdico, o curioso do mundo matemático. Te incentivo muito a realizar o seu TCC sobre o assunto, a trazer essa reflexão. Coloca o endereço do site para que os demais pais possam ver também…temos muito interesse em ferramentas que nos auxiliem, principalmente para o ensino médio. Um abraço!

      Curtir

      • Obrigado pela resposta, o site é esse:

        http://www.matematicautodidata.com

        O que vocês acham de futuramente implementar o ensino de programação para seus filhos? Mark Zuckenberg tinha quando jovem tutores de programação, isso foi determinante para que quando ele fosse estudar numa universidade acabaria sendo para ganhar “aquele mero pedaço de papel” (mesmo que essa universidade fosse uma das mais renomadas do mundo).

        Curtir

  5. E eles já não estão namorando a programação? rs. Eles participam do Khan Academy, e conseguem programar pequenas coisas. Aprenderam lá na prática sobre variáveis, e ficamos discutindo o que é uma variável por semanas…rs. A liberdade do homeschooling permite isso! Realmente vale à pena!! Obrigada pelo apoio!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s