O estudo da lógica para crianças

 

Discussões nas redes sociais e no meio político são alguns exemplos que demonstram claramente que o brasileiro não sabe argumentar. Somos um povo analfabeto na arte da retórica (arte do argumento), pois não recebemos nenhum tipo de substrato teórico na nossa caminhada escolar. Aqueles transitam na arte da eloquência, certamente o fizeram por conta própria ou possuem cãs brancas, descendentes de uma educação bastante diferente da vigente.

Confesso que esse panorama me foi descortinado quando inciamos o nosso homeschooling. Até então, não tinha uma noção correta do que seria um ótimo argumento, tinha horror a presenciar qualquer discussão (pois certamente acabaria em desavenças),  e admirava grandemente aquelas pessoas que não possuíam uma clareza de pensamento, mas que também conseguiam transmiti-las de maneira eficaz ao ouvinte.

Segundo a Educação Clássica,  estudo da Lógica Tradicional pode ser inciado após a fase da gramática. Nessa fase, a criança aprende a ouvir um ponto de vista semelhante ou diferente do seu, a argumentar e  não se desviar do assunto discutido. Dessa forma, estará sendo preparada para a fase da retórica, onde aprenderá a se expressar adequadamente, reproduzindo um pensamento ordenado e claro, tendo o objetivo de convencer o seu ouvinte de que os seus argumento são válidos e bons.

Tenho aprendido muito com as crianças. Após esse aprendizado descobri que uma discussão entre pessoas que sabem argumentar pode ser saudável e benéfica, e ao final ambas as partes valorizam  e aprendem com seu oponente. Realmente é uma arte, em que as pessoas não são atacadas por pensarem diferente uma das outras. Uma realidade bastante diferente, inclusive para a nossa cultura.

Bom, posso citar alguns exemplos para que você tenha uma pequena ideia de como tropeçamos nas nossas discussões e não sabemos que estamos nos apoiando em argumentos fracos até mesmos falaciosos.

Argumento Arenque: alguns treinadores de cães farejadores, traçam trilhas com odores de animais para os cães aprenderem a rastrearem. Para desviar os cães da trilha correta, espalham o cheiro do arenque (fedido demais) para que os cães sigam a falsa trilha. Esse é um tipo de argumento que é inserido em uma discussão e que desvia a pessoa do tópico discutido. Isso é muito comum na internet. Começa-se a falar de um filme e daqui a pouco termina no impecheament. Um arenque certamente foi posto no meio da conversa…

Ataque ao homem (ad hominem): quem por exemplo já não atacou a pessoa ao invés do argumento? Um filósofo ou um pensador, do qual você discorda em grande parte de sua obra, pode ter um argumento bom sobre algo. Mas então você diz: olha quem está falando, é o Fulano, então vou desconsiderar tudinho o que ele disse!

Defesa Especial: “eu roubei o banco, é verdade, mas minha mãe estava doente!” É uma falácia na qual a pessoa quer ser uma exceção à regra por estar envolvida emocionalmente no assunto.

Falácia Genética: Como você pode usar chinelo de dedo? Você não sabe que ele veio dos hippies dos anos 70? O argumento é desconsiderado pela origem.

Bom, essas foram algumas das muitas coisas que temos aprendido aqui em casa, graças ao livro da família Bluedorn, disponível em formato digital na Amazon:

Este livro é uma pérola que não pode faltar no seu homeschooling. Minhas crianças estão se deleitando na arte da argumentação. O livro possui lições curtas com a teoria seguida de exercícios práticos, com “causos” e frases de pessoas famosas. A teoria possui desenhos, tirinhas, diálogos entre personagens, tudo muito voltado para  crianças a partir de 12 anos.

O livro está em inglês, mas tenho uma ótima notícia: já tem um casal conhecido que está agilizando a tradução, portanto, aguardem!!!

 

 

Publicidade

5 comentários sobre “O estudo da lógica para crianças

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s