Aula:exercendo a cidadania.

IMG-20160322-WA0012

Ao contrário do que o senso comum afirma de que os filhos educados em casa são criados dentro de uma bolha (sempre me lembro daquele filme do Jhon Travolta em que ele tem uma doença imunológica no qual não pode ter contato com o mundo e vive em uma bolha de plástico…rs), o homeschooling nos dá tempo e liberdade para inseri-los na sociedade de uma forma mais efetiva.

Quando menciono a expressão mais efetiva, estou dizendo que as crianças não aprendem sobre o mundo  real estando restritas a uma sala de aula “ouvindo dizer”ou lendo em livros como as coisas funcionam lá fora. Na verdade, temos tempo para fazer diversas visitas e proporcionar vivências ímpares além de saboreá-las juntamente com nossos filhos.

Uma dessas oportunidades foi a participação em uma audiência pública na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, em que havia uma petição da população para o não fechamento de uma maternidade e de algumas unidades de atendimento básicas pertencentes aos SUS.

Lá, nossos filhos aprenderam uma gama de lições. Primeiramente aprenderam o que é uma Assembléia Legislativa, quais as funções dos deputados estaduais, conheceram a estrutura para o desempenho da função dos mesmos ( gabinetes, auditórios…). Também observaram a composição da mesa, com diversos representantes dos vários segmentos da sociedade interessados pelo assunto: políticos, profissionais, população. Viram a manifestação da população, que apareceu com cartazes e faixas. Entenderam como pessoas com pensamentos tão diferentes, devem se sentar juntas e conversar para solucionar problemas. Compreenderam como deve-se ou não portar diante das autoridades.

IMG-20160322-WA0011

Assinando a lista de presença.

Quando reflito sobre o que meus filhos tem vivido, me certifico cada vez mais de que estamos no caminho correto. Quando teriam tal oportunidade?

E então finalmente me pergunto: de que lado estamos da bolha?

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s