Educação, um dever dos pais -Ensinando no Caminho – Parte 3

Por: César Santos.

A educação e admoestação de nossos filhos é opcional?20160318_121544

Pv 22.6  Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.

Ef 6.4  E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.

Definitivamente não. Aqui podemos observar dois imperativos: ensina e criai! Não temos a opção de nos privar ou de fugir dessa responsabilidade, do contrário, estaremos desobedecendo a vontade clara de nosso Senhor.

Os Benefícios

Pv 6.23 Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida.

Temos a maravilhosa oportunidade de ensinar nossos filhos o caminho da vida. Na Palavra de Deus encontramos tudo o que é necessário saber e ensinar acerca de nossa relação para com Deus e com o próximo, tudo que é necessário saber acerca da presente vida e do porvir.

Aproveite este grande privilégio, que os anjos almejam mas não tem, que é falar das Boas Novas de Salvação a seus filhos. Falar das verdades espirituais e ser instrumento para que eles conheçam de fato e de verdade o Autor e Consumador de nossa fé.

Temos a nossa disposição o manual do fabricante que aborda toda e qualquer área de nossas vidas. Que maravilhoso tesouro nós temos, ao alcance das mãos, porém quão frequentemente o negligenciamos e nos apoiamos nos ensinamentos e conceitos do mundo, nas tradições familiares ou nas visões sociais.

Pela instrumentalidade da Palavra você fornecerá a seu filho as ferramentas para se proteger das armadilhas do presente século e romper os paradigmas ou modelos do mundo. Alguns exemplos:

Pv 24.5 Mais poder tem o sábio do que o forte, e o homem de conhecimento, mais do que o robusto.

Pv 15.16  Melhor é o pouco, havendo o temor do SENHOR, do que grande tesouro onde há inquietação.

Pv 16.8  Melhor é o pouco, havendo justiça, do que grandes rendimentos com injustiça.

Rm 12.14 abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis.

Outro maravilhoso benefício proveniente da correta educação e instrução de seus filhos pode ser encontrado em Pv 29.17 “Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delícias à tua alma”. Os pais que não se furtarem de educar e admoestar seus filhos na Palavra experimentarão essa maravilhosa realidade e promessa. Muitas vezes ouvirão exclamações de pessoas do mundo, ao ver o bom comportamento de seus filhos, que dirão “que sorte a sua de ter filhos tão bonzinhos” e os pais, sabendo que a sorte não tem nada a ver com isso, mas sim o cumprimento da promessa associada à disciplina e correção, darão glórias a Deus. Pois além do bom comportamento nos dão imensurável alegria!!!

Finalmente, vejamos neste tópico dos benefícios  um dos versos mais conhecidos.

Pv 22.6  Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda  quando for velho, não se desviará dele.

Este provérbio não nos fornece uma formula infalível para salvação de nossos filhos, pois a Bíblia é clara no que se refere a predestinação a eleição Rm 9. 15-16 “…Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão. Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia”.

A promessa deste provérbio é de que os valores, conceitos e preceitos ensinados as crianças serão levados por elas pela vida afora. Nosso esforço e trabalho não serão em vão se diligentemente obedecermos esta instrução.

Obviamente é inquestionável, como mencionei anteriormente, a instrumentalidade dos pais no evangelismo de seus filhos. Devemos descansar na Palavra que nos afirma em Ef 2.8-9  “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;  não de obras, para que ninguém se glorie”. Lembrando sempre que “… a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” Rm 10.17

Publicidade

Um comentário sobre “Educação, um dever dos pais -Ensinando no Caminho – Parte 3

  1. Pingback: Educação, um dever dos pais – Ensinando no Caminho – Parte 3 -| Educação Domiciliar – Educação Domiciliar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s