Avós de Homeschoolers

 

Por: Renata Santos

Tomar a decisão de educar os nossos filhos em casa não é simples. Muitos fatores estão envolvidos durante o processo decisório: questões legais, conteúdos, rotinas…mas um fator em especial pesa em nossos corações quando colocamos tudo na balança: a aprovação de nossos pais.

De todas as palestras do Congresso Mundial, aquela que mais tocou meu coração ( e de muitos que ali estavam) foi ministrada por avós homeschoolers. Suas vidas foram ali expostas, e numa fração de segundo, vimos fotos que mostraram os cabelos se branqueando, os filhos crescendo,  se casando, alguns cônjuges partindo, a vinda dos netos… fiquei refletindo como uma vida inteira pode ser resumida em apenas 10 minutos…

Mas a mensagem daqueles avós era emocionante: assim como fizeram com seus filhos (todos educaram seus filhos em casa), gostariam de fazer ainda melhor com seus netos. O desejo sincero de participar ativamente da vida de seus netos, em sua educação global, foi algo que arrancou lágrimas de muitos na plateia. Inclusive, um casal de avós criaram uma organização chamada Grandparents of Homeschoolers (http://www.grandparentsofhomeschoolers.org) na qual potencializa o auxílio dos avós na educação de seus netos, ensinando-os e incentivando-os a lidar com a tecnologia para ao final, por exemplo, conseguirem dar uma aula por Skype.

Sei que muitos avós não concordam com a educação domiciliar. Alguns se resignam e somente acompanham de perto em silêncio. Porém, outros, com todo o amor que é inerente aos avós, se colocam contra, pensando evidentemente no bem -estar de seus netos. Porém, sem querer, trazem um fardo emocional para seus filhos e netos. Afinal, é tão bom quando temos o braço forte da mamãe e do papai para nos auxiliar, mesmo quando somos adultos…

Aqui em casa, felizmente Deus foi muito bondoso conosco, especialmente nesse aspecto. Ele sabe como é importante para mim e para o meu marido que os avós estejam ombreando conosco nessa caminhada. Ele nos presenteou não somente com aprovação dos 4 avós, mas também com a participação ativa dos mesmos…um privilégio!

A educação que os avós transmitem é  diferente  da dos pais. Ela vem recheada de sabedoria, de vivência e conhecimento. Eles realmente sabem o que é necessário, depois de viver muito. Eles conseguem peneirar e não se perdem no estresse dos detalhes. É uma instrução serena e amorosa. Todo o conhecimento de uma vida é transmitido em pequenas lições, muitas vezes de maneira informal (andando pelo caminho…).

Os vovós e vovôs daqui de casa, ensinam uma série de coisas preciosas. Meu pai por exemplo, tem ensinado as crianças sobre a música clássica, instrumentos e compositores. Também dá aulas sobre as ferramentas, seu uso e  como utilizá-las com segurança (depois ponho um post aqui, em que ele trabalha conceitos de torque, ângulos, graus…). Minha mãe fala francês, então tem introduzido aos pouquinhos o vocabulário. Ela gosta de obra de artes, então nos auxilia na visita a museus, explicando sobre os pintores e escultores. Meu sogro e minha sogra são professores universitários que formaram centenas de outros professores. Eles tem me auxiliado corrigindo os textos dos meninos, dando dicas sobre a elaboração dos livros que estão confeccionando, sobre gramática (corrigindo-os, por exemplo, na maneira de se  expressarem). Minha sogra é uma costureira de mão cheia e também tem um “dedo verde” maravilhoso. Então compramos uma máquina, e aqui estamos em casa, Raquel e eu, aprendendo aos poucos a costurar.

Bom, você que é avô ou avó, escute: sua ajuda é preciosa. Não apenas se resignando e tolerando…os convido a tomar parte na formação desta herança preciosa que Deus nos deu. A vida passa muito rápido para que nos apeguemos a intransigências. Os avós são pessoas importantíssimas para os netos, e se você demonstrar seu apoio pela família, colherá uma intimidade com seus netos que nunca imaginaria ter. Uma relação de respeito acima do normal: respeito pela suas cãs, pelo seu conhecimento (mesmo que não tenha ido para escola), pelas suas habilidades, e pela sua sabedoria. Some esforços e auxilie a sua família!

“Coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais.” Pv 17:6

 

 

 

Publicidade

7 comentários sobre “Avós de Homeschoolers

  1. Pingback: Avós de Homeschoolers | Educação Domiciliar – Educação Domiciliar

  2. Lindo, Tia Rê! Me emocionei. Você bem sabe das lutas que enfrentamos, sim, enfrentamos. Pois Deus já tem se demonstrado benigno para conosco e passaremos um tempo na casa de minha mãe, onde ela propôs que eu educasse a Laura em casa, como fiz ano passado, pelo tempo que estivesse com ela. Pretendemos ficar lá até a venda do nosso ap ser concretizada. Deus é bom! E mesmo quando não age em nosso favor – como mandando um comprador – demonstra ter o melhor para nós. 🙂

    Se alegrem conosco!

    Levarei seu texto para ela ler. Ore por nós, para que este tempo seja de quebra de paradigmas e a tenhamos ao nosso lado nesta caminhada.

    Abraços!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Achei lindo este post! Tbem tenho o privilégio de ter avós que nos apoiam e contribuem, mas lendo aqui
    Percebi que acabamos explorando pouco este presente que Jesus nos deu, já estou cheia de idéias para pedir a ajuda dos meus pais! Obrigada… Deus sbençoe vcs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s