Será que consigo?
“Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá…O Senhor firma os passos de um homem, quando a conduta deste o agrada; ainda que tropece, não cairá, pois o Senhor o toma pela mão.”
Salmos 37:5, 23-24 NVI
Uma mãe me disse que ela e o seu marido tomaram a decisão de educar seus filhos em casa. Ela quer fazer, ela acha que é a decisão certa para a família deles, que é a vontade de Deus. Mas ela tem dúvidas, perguntas, e até preocupações. Talvez você também tenha.
Será que vou conseguir dá conta da casa, do almoço, de lavar a roupa, e depois tudo isto, também educar os filhos? Será que vou falhar? Será que a casa vai cair em ruínas?
Deixe-me compartilhar com você algumas palavras de encorajamento:
- Se Deus chamar, Ele capacita. Entregue o seu caminho ao Senhor. Você experimentará (de novo) que Deus abençoa fidelidade.
- Educação em casa vai mudar a sua vida completamente. Para o bem! Você vai aprender a priorizar o que realmente importa.
- Vai ter ocasiões quando você não vai conseguir dar conta de tudo, pelo menos não do jeito que você queria. Isto acontecerá especialmente no início, e também em momentos tais como uma gravidez difícil, ou uma mudança de casa. , pelo menos não do jeito que você queiria. Mas você vai aprender como lidar com isso.
- Você vai aprender humildade, porque vai reparar em quanto você precisa de ajuda de outros. Tem que aprender de aceitar ajuda quando alguém oferecer: seu esposo, seus filhos, sua mãe, uma amiga, uma irmã na igreja. Ou, talvez você vai ter que pedir ajuda deles.
- Vai ter que pedir ajuda de Deus, que vai melhorar sua vida de oração. Eu me lembro como, quando estava grávida, e me faltou muito a paciência, eu precisava correr para o meu quarto para orar, duas ou três vezes numa manhã só. (E talvez chorar um pouquinho, e respirar fundo.)
- Seus filhos vão crescer aprendendo que fazer parte de uma família significa contribuir para o bem da família. Eles precisam aprender que cada um deve ajudar no trabalho da casa. Vão aprender a lavar louça e roupa, e o banheiro. Podem aprender a cozinhar. Nossas filhas de 12 e 15 anos ficam responsáveis para o almoço uma vez na semana– planejar, cozinhar, e lavar a louça depois. Nosso pequeno filho de 6 anos tem a responsabilidade todo dia de verificar que os banheiros estão com papel higiênico suficiente. Nossa filha de 2 anos já está começando a ajudar a tirar a mesa. Em todas as refeições, todos nossos filhos ajudam a pôr a mesa, tirar a mesa, lavar a louça, e varrer. Eu os ajudo quando posso
, mas normalmente depois do almoço e jantar, eu tomo chá com o meu marido enquanto os nossos filhos arrumam a cozinha.
- Achar um equilíbrio, e gerenciar as muitas responsabilidades e tarefas diferentes, vai se tornar menos difícil, e mais natural, na medida que você vai acumulando mais experiência neste novo estilo de vida. A vida de educação em família debaixo da graça de Deus é uma grande bênção!
Como o autor Chaim Potok escreveu, “All beginnings are hard”, mas, como diz o Salmista, ainda que tropece, não cairá, pois o Senhor lhe toma pela mão. Tamara Wieske